sábado, 2 de abril de 2011

Estereótipo

Dayana Melo Mar/2011

Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. O estereótipo está relacionado ao preconceito. Deixando classe social, forma física, subgrupos e regionalidade de lado, é possível criar dois grandes grupos: os estereotipados e os “outros“.
Há quem defenda que os estereotipados – no caso representados pelos gays afeminados e pelas lésbicas masculinizadas – só ressaltam os aspectos negativos e sempre estão em evidencia por serem muito extravagantes. Além disso, alguns dos “outros” – considerados normais em suas posturas – não querem ser identificados ou associados a tais estereótipos.
Há também a questão cultural brasileira que, como em qualquer outro país machista, exige que os homens ajam como machos e as mulheres representem o papel frágil e delicado; e na ausência ou na inversão desses padrões, aparece a discriminação. Um verdadeiro absurdo.
Estereótipos também é a fonte de inspiração de muitas piadas, algumas de conteúdo racista, como as piadas de judeu, que é retratado como avaro, negro, retratado como malandro, português como pouco inteligente, etc.
Toda a forma de preconceito é perigosa e impede o desenvolvimento saudável da sociedade. As pessoas são diferentes entre si, mas iguais em sua condição humana. Comportamento padronizado reflete talvez, falta de cultura, educação e autoestima.

Cada pessoa tem sua escolha de religião, namorado (a), orientação sexual; e ninguém tem o direito de interferir na opção alheia. Cuidar de sua própria vida e deixar que os outros cuidem da deles, é o melhor a ser feito. Opinar é algo normal, mas discriminar é o que não se deve fazer diante dos “princípios humanos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário