sexta-feira, 10 de junho de 2011

Roteiro da Peça de Teatro: Gravidez na Adolescencia (original)



OLHEM MEU CLIPE DE 15 ANOS

Roteiro/Autora: Dayana Melo

 Apresentação dos protagonistas:
Narrador: Lana é uma garota de 14 anos; namora com Diego há 2 meses, e é o tipo de garota que se apaixona a 1ª vista.
Lana: A primeira vez que eu vi o Diego algo me disse que ele era a paixão da minha vida. Amo ele de + ....
Narrador: Diego, é um jovem de 15 anos, se diz apaixonado por Lana; liga muito pra opiniões de seus amigos.
Diego: Tenho uma grande atração com Lana. Ela me deixa fascinado com tanta beleza e charme.
Narrador: Dona Maria, é a mãe de Lana. Muito ausente na vida da menina, ela só liga para o que os outros pensam, e nunca tem tempo pra conversar com Lana.
Maria: Desculpa gente, mas a novela já esta começando... (Finge que ta ligando a TV com o controle)
Peça de Teatro: Gravidez na Adolescência
Narrador: Depois de uma festa, Diego e Lana sentam no banco da praça para conversarem. Diego decide desabafar o que ele sentia por ela.
Diego: Lana, eu te amo tanto... Tanto... (5 segundos de pausa – Diego mostra nervosismo) O que você acha... (pausa) (mostra pensativo)... de dermos um paço a mais na nossa relação?
Lana: (pausa) Eu também te amo Diego, (pausa).... Mas eu ainda não estou segura se devo.... Me dê um tempo, (pausa) , te prometo um resposta....
Diego: Tudo bem meu amor, mas saiba que eu estou realmente apaixonado por você! (Mostra carinho em Lana)
Narrador: No dia seguinte, Lana muito insegura e com um pouco de receio sobre sexualidade, resolve conversar com sua mãe sobre o que estava acontecendo no relacionamento dela.
Lana: Mãe.... Mãeee.....
Maria: O que você quer menina? (com grosseria).
Lana: Eu queria conversar rapidinho sobre um assunto com a senhora. É rapidinho; (pausa), isso é muito importante pra mim.
Maria: Ahhhhhh menina, você não esta vendo que eu estou ocupada varrendo a casa. Sai daqui agora!
Narrador: Lana fica chateada com a reação da mãe, resolve então conversar com suas amigas da escola.
Lana: E aí gente, tudo bem?
Garotas: Estamos uai. (todas respondem, uma de cada vez, sem prestar atenção pra Lana)
Lana: Queria conversar com vocês; estou meio em dúvida....
Garotas: (KÁTIA) Pode falar ...
Lana: O Diego quer que a gente já tenha relação sexual... Eu estou meio insegura... Não sei se eu estou pronta...
Garotas: (Yasmim - lixando a unha:) Que isso Lana, ta todo mundo fazendo. E cadê aquele amor que vocês sentem.... Eu nunca desperdiçaria uma chance com um gato daquele.... (as garotas riem).
Narrador: Dias depois Lana resolve comunicar sua decisão com Diego.
Lana: Amor, eu decidi que realmente já esta na hora da gente seguir evoluindo com a nossa relação....  E também, você é o amor da minha vida; isso é uma coisa natural num relacionamento como o nosso (pausa).
Diego: Isso amor... Você realmente tomou a decisão certa. (pausa). Nos nus amamos e temos que demonstrar de corpo e alma a paixão que a gente sente um pelo outro.... (acaricia ela).... Amanha depois da festa lá na igreja, podemos dar uma escapada lá no meu carro...
Narrador: Lana não demonstrando muita satisfação, concorda.
Narrador: No dia seguinte, Diego ansioso, pergunta para Lana.
Diego: Então vamos pro meu carro?
Lana: (pausa) Pode ser... Mas você já comprou a camisinha?
Diego: Ahhh, que isso! Não precisa usar!!! Ninguém ta usando isso mais não. Eu nunca te traí com ninguém, eu juro... Você não confia em mim?
Lana: É claro que eu confio...
Narrador: Lana acaba concordando com Diego e não se previnem na relação sexual....
Narrador: No outro dia, Diego fez questão de contar para todos seus amigos, detalhe por detalhe daquela hora de prazer:
Diego: Vocês tinham que ter visto; eu nunca fui tão fera como ontem.... (risos de todos) Eu sou o cara vey.
Amigos: A escola inteira já ta sabendo garanhão.... (mais risos)
Narrador: Dois meses depois, Lana começa a ter enjôos frequentemente, e preocupada com que poderia ser, fala com uma de suas amigas (Raiane).
Lana: Eu estou muito preocupada com uma coisa...
Amiga: Pode me contar se você quiser!
Lana: (Pausa) Eu estou com muitos enjôos.... (pausa). Minha menstruação atrasou.... Será que eu estou grávida?
Amiga: Nossa... (Faz cara de espanto) Mas você não se preveniu não?
Lana: O Diego falou que não tinha perigo; e confiei nele (fala nervosa e um pouco descontrolada). E se eu tiver mesmo???Como vai ser minha vida meu Deus.... (começa a chorar)
Amiga: Calma.. Calma.... Já sei... Vamos fazer um teste de gravidez super fácil, que compra em farmácia...
Narrador: Então, Lana e Raiane vão para uma farmácia mais perto, compram o teste de gravidez e comprovam o que a garota mais temia. A gravidez... Desesperada ela vai ate a mãe dar a noticia e pedi-la ajuda sobre a situação.
Lana: Mãe.... Mãeeeee.... Mãeeee.... Preciso conversar uma coisa muito seria com a senhora.... É muito urgente mãe! Me escuta, por favor!
Maria: Eu to assistindo o último capitulo da novela...
Lana: Por favor, mãe....
Maria: Já disse que agora não posso... Vá embora daqui antes que eu te bata menina (pega o chinelo e ameaça furiosa).
Narrador: Lana sai aos choros de casa e vai ate o namorado contar o que tinha acontecido.
Lana: Amor, eu tenho uma coisa muito seria para te contar.
Diego: Pode falar...
Lana: Estou grávida.
Diego: Grávida? Está brincando?
Lana: Não! Porque brincaria com um negocio sério desses?
Diego: E quem é o pai?
Lana: Você!
Diego: Mais não posso assumir essa criança. Você não se preveniu não?
Lana: Você que não quis usar camisinha. (PAUSA) Eu também não queria que acontecesse isso... Mas é um ser humano... O nosso filho... (choro)... Agora mas do que nunca, temos que ficarmos juntos e assumirmos o nosso erro juntos.... (Pausa) Eu te amo....
Diego: Eu não quero esse filho! Você vai ter que abortar essa criança se quiser continuar comigo. Lana: Como assim? Eu não vou abortar!
Diego: Então fica com ele. Mas não conte comigo para nada!
Lana: Não fiz ele sozinha...
Diego: Minha mãe não deixaria eu continuar morando em casa... Eu teria que ir trabalhar.... Sou muito novo pra assumir uma família!
Lana: E daí? Você não faria isso por mim?
Diego: (Pensativo) (Pausa). Não. (fala de cabaça baixa). Eu tenho uma vida... Uma reputação! O que seria de mim com um filho....
Lana: Pensei que você gostasse de mim...
Diego: Eu gosto... (pausa) mais um filho...?!!
Lana: Mais pelo o amor de Deus, minha mãe vai me por pra fora de casa, você não tem nada a dizer sobre isso ?
Diego: Não... Nunca mais me procure se não for abortar .
Narrador: E ele sai transtornado, deixando Lana chorando e em desespero. (pausa).
Narrador: No dia seguinte, a escola toda já comentava a gravidez de Lana.
Garotas: Vocês já sabem da novidade? (Yasmim)
Garotas: (Raiane) Nem fala.... A Lana ta grávida ne?!!! Que falta de sorte.... Na primeira transa, engravidar...
Garotas: (Yasmim) Ainda bem que não sou eu. Meus pais nunca deixariam eu continuar morando em casa nunca!
Garotas: (Kátia) Coitada... Eu vou falar com ela! Uma vez minha irmã ficou grávida com 17 anos e foi na casa da cigana e abortou. Quem sabe ela também queira ne???!!!
Narrador: Então Kátia vai falar com Lana.
Garotas: Lana.... Eu sei o que você esta passando! Eu conheço uma pessoa que pode fazer um aborto. Pense; sua mãe nunca aceitaria essa criança.
Lana: (Abraça Kátia, começa a chorar) Não. Não (Fala chorando e apavorada).. Nunca vou abortar. É uma criança dentro de mim. Não um brinquedo. Nunca vou fazer isso. (sai correndo dali).
Narrador: Meses depois, Dona Maria, mãe de Lana, percebe um leve aumento na barriga da menina.
Maria: Filha, o que aconteceu que sua barriga esta crescendo?
Lana: Estou grávida!
Maria: Que??? Como assim?
Lana: Mãe, eu sempre quis conversar com você sobre isso....
Maria: Aquele desgraçado do Diego. Você é muito burra... Na escola os imprestáveis dos seus professores não te ensinaram a usar camisinha não??!
Lana: A culpa é sua. Você não me da atenção. Só sabe assistir novela e ir à igreja. Vá agora contar pro seu bando de fofoqueiras que sua filha ta grávida...
Narrador: Descontrolada e sem palavras, a mãe de Lana foi à procura de um padre para dizer o que estava acontecendo.
Maria: Padre, eu estou precisando de sua ajuda. (choros) Minha filha esta grávida com 14 anos. Eu sou a culpada. Por que meu Deus???!!!.
Narrador: Muito atencioso, o padre olha para Dona Maria, tenta compreendê-la e diz:
Padre: Calma senhora.... Peça perdão à ela e agora, dê todo seu apoio. Faça desse seu arrependimento, um recomeço. Deus esta com você!!!
Narrador: A mãe ouviu atenciosamente as palavras do padre, agradeceu e foi ate sua casa. Chegando lá ela olha atenciosamente para sua filha, e fala.
Maria: Desculpa Lana. Eu prometo que hoje em diante, eu vou mudar, e juntas, vamos criar o seu filho, o meu netinho, e vamos amá-lo muito....
Lana: Claro que eu te perdôo mãe (pausa)... Eu também te amo....
Narrador: Maria estava realmente mudada e arrependida. As palavras de sua filha e do padre à tocou no fundo de seu coração e despertou o amor de mãe que a tempo não se demonstrava.
Narrador: Meses e meses se passaram, e a noticia fluiu no bairro. Era uma menina gordinha e saudável que nasceu. Lana estava feliz, com uma vida bela pela frente. Mas ainda sentia a falta de Diego em sua vida e na vida do bebê. O mesmo ocorria com Diego. A falta de Lana e o remorso de ter rejeitado a filha o tomava por inteiro. (pausa). Num impulso Diego vai ate Lana e conta de seu arrependimento.
Diego: Lana.... (pausa). Eu ainda te amo... Você não sabe o quanto eu estou arrependido. Durante esses 4 meses eu não vivi. Eu só pensava em você e na Aninha. (pausa e começa a chorar). Olha o que eu comprei pra ela. (entrega um presente.).
Narrador: Lana fica impressionada e sem palavras. Olha atenciosamente para Diego e lhe da um beijo. E diz:
Lana: Eu também te amo.
Diego: Eu juro que daqui pra frente, vou enfrentar minha mãe, e assumir nossa filha. (saem felizes)
Narrador: E assim foi a historia de Lana, Diego e a fofinha Aninha. O amor e sensibilidade prevaleceram nessa historia. Uma gravidez na adolescência é sim um problema, mas que deve ser um ato de responsabilidade desses jovens. A criança nunca tem culpa de ser projetada. Pense, PARE, REFLITA ]


Roteiro/Autora: Dayana Melo (eu) 
OLHEM MEU CLIPE DE 15 ANOS

37 comentários:

  1. Dayana,
    Parabéns a você e a todos os colegas pelo trabalho.
    Beijo,
    Zé.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, obrigado. Nessa hora, isso que é bom, ver o reconhecimento... E tbm né, era o minimo que vc deveria fazer mesmo, depois da homenagem que eu fiz pra vc, me vestindo de Dilma kkkkkkkkkkk.

    Dayana Melo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mesmo Dayana!Vc deveria escrever outras.

    ResponderExcluir
  4. Parabééns
    ameeei a peça e com sua licença vou fazer ela no cool .

    ResponderExcluir
  5. Brigado pessoal.... Pode fazer com certeza... o que é bom éh para se copiar neh? kkkkk Pode ficar a vontade e depois vc fala como ki foi...

    abraço pessoal....

    se quiser add no msn: dpachecomelo@live.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei... muito interessante... me ajudou muito a fazer meu trabalho de escola... bjs...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!
    Tbm me ajudou mto para fazer o meu teatro.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabens para vx gostei muito qro q vx continue assim vx me ajudou a faxer o meu trabalho e com certeza vou tirar nota boa staaa otimo amei qrida mawm vá pessando q e we mentira e verdade DAY DAY


      BJKS DE SUA FÃ

      Excluir
  8. Muito obrigado a todos... e espero ter ajudado... abraço

    ResponderExcluir
  9. Dayane a sua historia é de se emociona.vou ter que fazer um teatro sobre a gravidez na adolecensia,acho que vou apresenta essa historia,tenho serteza que eles vão gosta.Adorei a sua atitude...

    ResponderExcluir
  10. Olá...Muitissimo obrigado(a) pelos elogios, e eu fico satisfeita em poder ajudar. Para fazer o teatro, eu procurei ajuda no google mas não tive mt sucesso, e eu fiz o roteiro e postei aqui no meu Blog para justamente poder ajudar....
    Vlw mesmo, e depois me conta como ki foi a apresentação do teatro... Bjos

    ResponderExcluir
  11. Nossa ameei !
    eo voou fazer essa peça no meu colégio !
    Isso vai ajudar as minhas colegas de turma a percebeer que esse assunto ñ é brincadeira !
    bjooos !

    ResponderExcluir
  12. Não é dinheiro, não é fama... e sim elogios que me fortalece... Obrigada fôfa, e sinceramente , eu fico muito feliz por poder ajudar...
    bjô0

    Dayana Melo

    ResponderExcluir
  13. adorei valeu mesmo
    eu tenho um grupo de
    teatro aqui e queria fazer um
    documentario mas queria sua permição

    edmundo silva

    ResponderExcluir
  14. Olá Edmundo, fico muito feliz por vc ter gostado. E com certeza, pode ficar a vontade para fazer oq quiser. A minha intenção realmente em postar meu roteiro da peça de teatro era de poder ajudar à qm precisasse. Olha, no meu blog da minha turma tem fotos do teatro "gravidez na adolescia" que foi feito pela minha sala. Se quiser dar uma olhada lá pra ver e se for util:

    http://emooo-grupoe.blogspot.com/2011/08/no-dia-010611-houve-na-escola-municipal.html

    E tbm, eu tenho filmado, se interessar tbm eu posso te passar por email. Não ficou "perfeito", mas fico ate legal...


    bjão...

    Dayana Melo

    email/msn: dpachecomelo@live.com

    ResponderExcluir
  15. obrigado por essa ajuda mim bate muito atras de uma dramatização e agora achei parabens para a dona do blog

    ResponderExcluir
  16. eu gostei muito parabens eu aprendi bastante. continue assim.

    ResponderExcluir
  17. voc tem que crescer nessse ramo , eu curtir muuuuuito as sua peça e quero um dia assistir um monte delas....
    bjos: vanessa de brumado/bahia
    :)

    ResponderExcluir
  18. Oie
    Agradeço pelas palavras... Fico contente por vc ter gostado...

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. ooi, td bem ? tenho que fazer um trabalho na escola sobre sexualidade ,temos que apresentar uma peça de teattro,o que voce iria achar se apresentassemos essa peça ??
    Se formos representar essa peça eu estava pensando em mudar o final,mas como essa peça é sua preciso da sua "autorização" ! bjoos *-*

    ResponderExcluir
  20. oi LANA tudo bem com vc?
    eu adorei a apresentação mim ajudou muito.
    ficou um máximo.. fiz essa apresentação na escola.
    e todo mundo adorou falei a autora q é vc.
    tenho sua iade..
    bjÔ
    vou add vc no msn;;; (++)

    ResponderExcluir
  21. Oiie... Qee bom qe eu tenha ajudado querida! So uma obs: meu nome é Dayana, e Lana é o da personagem! Mais sem problemas! Add sim no meu msn: dpachecomelo@live.com


    Beeeeijos

    Dayana Melo

    ResponderExcluir
  22. OIEEE,PARABENS DAYANA GOSTEI PRA KRAMBA DE SUA HISTORIA FICOU O MÁXIMO GOSTEI D+


    BJKS,LANA.STOU BRINKNDO TBM DAYANA MELO.=S2

    ResponderExcluir
  23. preciso escrever uma peça sobre isso quero muita ajuda de alguém e amei a de vocês

    ResponderExcluir
  24. adorei a peça;fiz uma peça pra gincana do meu colegio sobre gravidez na adolecencia e sabe tem tenpo que não vejo uma assim.PARABENSS DAYANA.

    ResponderExcluir
  25. adoreiiiiiiiiiiiiiiiii Day amiga,tõ com saudades vio

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Qeerida Vc Arrassou Deve Escrever Outras Peças Com outros Temas Por Exemplo Drogas "entre outros"

    ResponderExcluir
  27. Adorei fala mt sobre a realidade do dia a dia... Esta de parabéns...

    ResponderExcluir
  28. PRABÉNS SEU TEXTO É OTIMO!!!!

    ResponderExcluir
  29. muito bommmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  30. caraca o que fizemos foi muito legal adorei o roteiro da peça show...........

    ResponderExcluir
  31. Muito linda mesmo' a dias tamos estudando ela, para fazermos no teatro da escola. Já tamos ensaiando, depois posso mostrar a filmagem de como ficou ?como posso mostrar?

    ResponderExcluir
  32. nossa amei , rs vou pegar essa peça pra fazer na minha escola posso ? rs

    ResponderExcluir
  33. adorei sua historia mais vou pega-la emprestada para mim apresentar
    bjos
    esthefani monique

    ResponderExcluir
  34. poxa, meus parabéns a vc... vou usar para fazer um trabalho na escola.. tenho a certeza que vai ser ótimo...

    ResponderExcluir
  35. Oi, eu amei seu teatro, se vc permitir eu posso pega-la para fazer um teatro na escola com a minha turma? Claro se vc permitir...

    ResponderExcluir